Izalci apresenta projeto dos CDRs ao ministro da Educação
Projeto tem como objetivo incentivar o trabalho conjunto entre universidades, instituições de CT&I e setor produtivo, com suporte de órgãos públicos
As reuniões para a implantação dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs) estão avançando. O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) esteve hoje (16/6) com o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, para uma apresentação do projeto, que busca promover um trabalho conjunto entre universidades, instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT&I) e o setor produtivo, com suporte do setor público. A proposta é que o ministério invista R$ 3 milhões por ano programa.
Segundo Izalci, estimular a interação entre esses atores é o maior desafio.
“Precisamos alcançar o maior número de cidades brasileiras, explorando as suas vocações econômicas, usando o conhecimento das universidades e de nossos pesquisadores. Precisamos investir em educação, ciência, tecnologia, pesquisa e inovação e os CDRs vão ajudar nisso” afirmou o senador.
Foi acertado que será feita uma nova reunião para tratar da questão orçamentaria. Também estiveram na ocasião, o deputado Vitor Lippi (PSDB/DF), apoiador e incentivador do projeto e o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Márcio Miranda, que coordena o programa.
Sobre os CDRs
Os Centros de Desenvolvimento Regional têm como finalidade articular as instituições de educação superior e CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões.
Atualmente, existem CDRs instalados no Distrito Federal (DF), em Campina Grande, na Paraíba (PB); na região da Campanha, no Rio Grande do Sul (RS); na região do Sudoeste Paulista; na Região Metropolitana de Belém (PA) e Sul de Tocantins (TO). Na capital federal, o senador Izalci é o padrinho do projeto.
Foto: Willian Sant’Ana