CPI da Pandemia vai ouvir ex-secretário de Saúde do DF , Francisco de Araújo
Pedido para convocação de Araújo partiu do senador Izalci Lucas que acredita ser o ex-secretário a ponta do iceberg de um amplo esquema nacional de corrupção
O requerimento de convocação do ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco de Araújo, foi aprovado em reunião da CPI da Pandemia, nesta quarta-feira (9). Aos senadores, o ex-secretário terá que explicar o destino dos recursos que seriam usados na compra de testes de Covid-19 em 2020. O pedido para ouvir Francisco de Araújo, sobre a rede de corrupção que envolve o governo do DF, partiu do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) que solicitou ao senador Girão (Podemos/CE) que apresentasse requerimento nesse sentido. O senador considera o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal uma das testemunhas mais importantes para a CPI e ponta do iceberg de um esquema nacional de corrupção. Francisco foi denunciado por organização criminosa em um suposto esquema de corrupção na compra de testes rápidos para detectar o novo coronavírus e ficou preso por três meses em Brasília.
A data da oitiva ainda não foi marcada, mas o senador Izalci pediu ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD/AM), que a ida do ex-secretário fosse agilizada em razão da grave situação da Saúde no DF.
“Temos um rombo de mais de R$ 250 milhões no IGES que administra o maior hospital do DF, o Hospital de Base, antes referência nacional e que hoje não tem dinheiro nem para comprar medicamentos. Tem pessoas por isso. Sem contar a operação Falso Negativo da polícia que mostra o desvio de recursos na própria secretaria de Saúde e a compra de exames de Covid-19 de má qualidade que podem ter sido responsáveis pela morte de muitas pessoas. Temos que apurar tudo isso”, disse o senador.