Com homenagens ao senador Major Olímpio, senadores instalam comissão de Segurança do Senado
Izalci Lucas destacou importância do trabalho que será realizado pelo novo colegiado
A criação da nova Comissão de Segurança Pública foi resultado do empenho do senador Major Olímpio que defendia uma instância específica para a discussão do tema, especialmente neste período de pandemia, em que os índices de violência cresceram muito. Nesta quarta-feira (24), a proposta de Olímpio se tornou realidade com a instalação e eleição do presidente e vice-presidente. Na condição de integrante titular, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) conduziu a votação que elegeu, por unanimidade, o senador Omar Aziz (PSD-AM) presidente do colegiado e o senador Marcos do Val (Podemos/ES) vice-presidente.
Ao parabenizar os novos dirigentes, o senador Izalci Lucas prestou homenagem ao senador Major Olímpio e falou sobre a preocupação que os brasileiros têm com os assuntos de segurança que agora serão tratados pelo novo colegiado.
“Quero prestar homenagem ao meu amigo, irmão, um grande líder que o Brasil perdeu, o Major Olímpio, que sempre foi um batalhador e representante da segurança pública. Tenho certeza de que, sob a Presidência do Senador Omar e da vice-presidência do Marcos do Val, ambos com grande experiência na área, esta comissão vai honrar a expectativa do nosso querido Major Olímpio”, disse Izalci Lucas.
Ex-governador e ex-secretário de segurança, o senador Omar Aziz listou algumas das prioridades da comissão, como a reorganização do sistema público de segurança no Brasil, a questão da proteção de fronteiras e o uso da tecnologia para o combate do tráfico de drogas e a segurança na Amazônia, entre outras.
“Nós vivemos um momento atípico no Brasil, mas a pauta da segurança pública sempre é uma pauta permanente, sempre esteve no topo da discussão no Brasil. A pandemia tem escamoteado os problemas de segurança pública por que nós passamos hoje”, avaliou.
Aziz também informou que vai propor à comissão que o Major Olímpio seja o Presidente de Honra de todos os outros Presidentes que venham a sucedê-lo no cargo, como justa homenagem ao idealizador da criação.
“Uma pena que a gente não pôde fazer esse reconhecimento em vida, mas espero que eu possa ter o apoio dos meus pares para que ele, sendo o Presidente de Honra, tenha sua foto na parede, em frente a esta Comissão, para que seja eternamente lembrado.
Marcos do Val falou sobre as conversas que teve com o amigo Major Olímpio sobre o desejo que ele tinha de criar a comissão e destacou a importância da segurança para as pessoas e para o país. Ele também lamentou a falta de valorização do setor e dos profissionais da categoria os quais considerou sofrerem por desmotivação.
“É um setor que nunca foi valorizado no Brasil e é uma categoria que sempre ficou à margem. Um policial desmotivado é um policial que não produz e a gente precisa ter policiais motivados. Um trabalho motivado da polícia vai evitar a corrupção, vai evitar a sonegação; o Brasil vai passar a arrecadar mais, vai ter mais verbas, mais recursos; podemos fazer projetos para que tudo que seja apreendido com traficantes e seja voltado automaticamente para o próprio setor, para combater ainda mais o tráfico, a pedofilia, o feminicídio e tudo mais”, elencou.
A comissão de Segurança se reunirá às quintas-feiras às 9:00hs.