07.07.2017 Geral
A pedido de Izalci, Educação promoverá audiência para conhecer proposta inovadora de aprendizagem A proposta está em negociação com a Secretaria de Educação e pretende atender, a partir de janeiro de 2018, cerca de 600 alunos
Compartilhe:
William Sant'Ana

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (5) pedido do deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), para realização de audiência pública sobre a proposta inovadora de instalação de Comunidade de Aprendizagem no Paranoá, Distrito Federal. Segundo o tucano, a intenção é discutir os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros de projetos com o mesmo intuito que obtiveram sucesso, como o projeto Âncora, de São Paulo e o projeto desenvolvido na Escola da Ponte, em Portugal.

A Escola da Ponte, criada em 1976, teve com um dos criadores o educador José Pacheco, que atualmente vive em Brasília. É uma escola pública, sem muros, portas ou salas de aula. Seu método de ensino não inclui aulas, séries ou provas para avaliações, pois o aluno aprende todo o conteúdo curricular por meio de roteiros de pesquisa. O modelo de aprendizagem é baseado na ética e na formação do aluno como cidadão e participante de uma comunidade.

O deputado Izalci destaca que o educador José Pacheco, que é coordenador pedagógico dos Projetos de Formação da Ecohabitare Projetos, tem idealizado a criação e instalação de uma comunidade com os mesmos aspectos na região do Paranoá. A proposta está em negociação com a Secretaria de Educação e pretende atender, a partir de janeiro de 2018, cerca de 600 alunos.

“É importante que conheçamos suas perspectivas, dificuldades e peculiaridades, para que experiências inovadoras e promissoras como essa possam se tornar cada vez mais estimuladas e ajustadas em nosso desafiador contexto educacional”, defende. Para o parlamentar, conhecer projetos com atuações educativas voltadas para a transformação educacional e social é relevante para se desenvolver um ensino com qualidade e eficiência no país.

Foram convidados para a audiência: o professor José Pacheco; Júlio Gregório Filho, secretário de Estado de Educação do GDF; Claudia Passos, arquiteta e designer de Sistemas Sustentáveis e integrante da equipe técnica da EcoHabitare Projetos; representante da Faculdade de Educação da UnB; e representante do Projeto Âncora, em Cotia (SP).


BUSCAR:
Anterior Próximo
Julho 2017
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
TAGS: Petrobras, Izalci, TCU, CPMI, PSDB, CPI, Congresso Nacional, FIFA, PEC